sábado, 7 de abril de 2018

Vesteterapia: Pulseira de Cordão, Com Bolinhas de Plástico, da Personagem Desirrê da Novela O Outro Lado do Paraíso


Vesteterapia: Pulseira de Cordão, Com Bolinhas de Plástico, da Personagem Desirrê da Novela O Outro Lado do Paraíso
Ontem recebi a seguinte pergunta:
- Tia Lu, a personagem Desirrê, da novela das oito, nunca tira uma pulseira de fio com bolinhas amarelas de plástico, a Vesteterapia tem alguma explicação para isto?
Minha resposta é esta:
- Sim, a Vesteterapia tem um estudo sobre esta bijuteria.
Em O Outro Lado do Paraíso, a personagem Desirrê é uma meretriz de um lupanar numa cidade do interior do Tocantis. O maior sonho dela é se casar.
Bem, a origem desta pulseira de cordão com bolinhas amarelas vem da Antiga Mesopotâmia e tem uma tradição de 3000 anos antes de Cristo. Dizem que, naquela época, as casas de prostituições ficavam afastadas das cidades e as moças que trabalhavam nestes locais eram vistas apenas como diversão e não serviam para casar segundo o machismo daquele tempo.
Mas reza a lenda que quando uma meretriz desejava um marido fixo ela fazia um ritual à deusa Ishtar. Então no final desta cerimônia, esta jovem colocava uma pulseira feita de cordão preto, que representava o destino, com bolinhas amarelas, que significavam o sol e as luzes da purificação. Quando uma dama usava um acessório destes, no braço esquerdo, significava que ela era uma garota de programa que fez um ritual de purificação e assim poderia ser escolhida como esposa. Pois a deusa Isthar tiraria todos os pecados da luxuria cometidos com outros homens antes do matrimônio.
Na novela Desirrê, a jovem que usa esta pulseira, está prestes a deixar o bordel para se casar. Assim há uma mensagem subliminar que remete a uma lenda da Mesopotâmia.
Luciana do Rocio Mallon



Nenhum comentário:

Postar um comentário