sábado, 13 de janeiro de 2018

Autora do Livro de Etiqueta X Assédio

Autora do Livro de Etiqueta X Assédio
Uma autora de livros, sobre etiqueta, disse que toda a mulher deveria ser assediada.
Poxa, isto é contraditório. Pois não existe nada mais deselegante do que assédio independente de gênero. Nada é mais brega do que um ser humano gritando no meio da rua a palavra:
- Gostosa!                            
Outra atitude cafona é quando o colega de faculdade, ou, de trabalho, ao ver a cara de desinteresse da moça, logo vai exclamando:
- Vou acompanha-la até o ponto de ônibus!
Na minha época de estudante sofri com este tipo de desaforo porque naquele tempo eu não sabia me defender. Mas agora aprendi que tenho o direito de dizer “não” mesmo que o Don Juan finja não entender a minha cara feia. Pois não tenho obrigação de aguardar o ônibus ao lado de um homem que não possui afinidade comigo.
Atrizes que, as vidas inteiras, fizeram papéis sensuais em suas carreiras dá até para entender que pensem que o assédio deva ser liberado. Pois estas coitadas passaram anos servindo como objetos sexuais, aos homens, sem a consciência disto. Elas precisam de uma professora de etiqueta, de verdade, que saiba ensinar que o assédio é um desrespeito muito brega.
Há uma diferença entre paquera e assédio. Esta linha passa pela elegância. Pois é chique olhar para uma pessoa interessante e depois abaixar os olhos de uma forma suave. Também é elegante ofertar um buquê de flores com um poema sem pedir nada em troca porque a verdadeira etiqueta permite estas atitudes serenas.
Deselegante é gritar palavras ofensivas, acompanhar o pretendente até o ponto de ônibus sem o consentimento espontâneo dele e querer forçar a intimidade a todo o custo muitas vezes tocando o corpo do outro de forma invasiva. Afinal estas atitudes ruins configuram assédio.
O preço nem sempre vem anotado na etiqueta, mas os valores são notados pelas atitudes.
Luciana do Rocio Mallon






Nenhum comentário:

Postar um comentário