quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Quando Eu Era Criança Fazia Fichas de Papel das Minhas Bonecas e os Papéis Conversavam Entre Eles – Será Que Eu Já Previa as Redes Sociais ?

Quando Eu Era Criança Fazia Fichas de Papel das Minhas Bonecas e os Papéis Conversavam Entre Eles – Será Que Eu Já Previa as Redes Sociais ?
Em 1980, quando eu tinha seis anos de idade, estava sendo alfabetizada na pré-escola. Então observava tudo o que era escrito ao redor.
Logo notei que quando a professora dava uma lição mais longa aos alunos, na sala de aula, ás vezes ela ficava preenchendo umas fichas muito interessantes.
Com a minha gana de aprender a ler, notei que cada ficha falava de um aluno diferente. No papel constava informações como: nome, cor dos olhos, cor do cabelo, amigos favoritos, atividades preferidas e foto 3 X 4.
Desta maneira pensei:
- Poxa, acho que farei umas fichas iguais a estas para as minhas bonecas!
Quando cheguei em casa preparei os papéis e escrevi nomes com características de cada uma. Mas como minha mãe não deixava pegar nas bonecas todos os dias para o quarto não ficar bagunçado, eu revolvi fazer as fichas, de papel, conversarem umas com as outras como se fossem brinquedos vivos de verdade. O mais curioso era que quando uma ficha brigava com a outra, uma delas bloqueava a suposta inimiga através de um mecanismo de invisibilidade que existia na minha imaginação.
Agora, depois de adulta, é que reparei que fazer fichas pessoais conversarem entre si se parece muito com as redes sociais virtuais. Pois perfis em Orkut, Face, Insta e Twitter não passam de fichas, com dados íntimos de cada pessoa. Sem falar que são perfis digitais que se comunicam entre eles e não os seres humanos no concreto real.
Agora, me pergunto:
- Será que na infância, imaginei sem querer, como seriam as redes sociais?
Luciana do Rocio Mallon




Nenhum comentário:

Postar um comentário