sábado, 11 de novembro de 2017

Lenda de Mamãe Noel

A Lenda de Mamãe-Noel
No comércio e nas festas natalinas é comum ver a figura do Papai-Noel acompanhado de uma moça, ou, senhora com roupas vermelhas apelidada de Mamãe Noel.
Todos sabem que o Papai foi inspirado em São Nicolau, um excelente bispo. Porém a pergunta que paira no ar é:
- Se Papai Noel foi um bispo, como ele pode ter sido casado?
Bem pesquisei sobre o assunto com professores de História e Folclore. Deste jeito cheguei à conclusão que pode ter existido uma Mamãe Noel, sim.
Nicolau nasceu por volta de 270 em uma família rica. Reza a lenda que em sua juventude, antes de optar pela vida religiosa, ele se apaixonou por uma jovem pobre chamada Ana, que não tinha dinheiro para o dote. Esta moça era muito religiosa e negava as crenças pagãs da época. Por ser humilde não aceitava os presentes que Nicolau lhe dava e preferia pedir esmolas. Mesmo assim gostava de conversar muito com ele. Num dia de inverno, Ana morreu de tuberculose. Porém passou a se encontrar com Nicolau através de sonhos noturnos onde os dois conversavam sobre religião e caridade.
Numa madrugada, o espírito de Ana avisou a Nicolau que o pai de três garotas carentes entregaria as pobres para uma casa de tolerância porque não tinha dinheiro para sustentar as meninas.
Então Nicolau atirou pela janela, das garotas, três sacos de ouro para que elas pudessem ter um dote para casamento.
Diz o mito, que no aniversário de Jesus, este santo passou a entregar presentes para as crianças pobres acompanhado de uma moça com roupas vermelhas que tinha a aparência da falecida Ana.
Assim, segundo esta lenda, Mamãe Noel existiu e ela foi uma antiga paixão de Nicolau chamada Ana. Só que eles não chegaram a se casar porque a moça morreu antes da possibilidade de alguma conquista.
Luciana do Rocio Mallon








Nenhum comentário:

Postar um comentário